Nesse último trimestre do ano, estamos estudando a nova lição bíblica da EBD, a mesma é comentada pelo Pastor Osiel Gomes da Silva, e como em todas as lições ou livros sempre veremos as falhas na edição. No dia de hoje saiu a primeira questão dos leitores sobre a passagem de 1 Samuel capitulo 28, mostrada no Livro de Apoio da Lição que será estudada no Domingo dia 13, narrando o encontro do rei Saul com o espírito do já morto, Samuel, através de uma médium em En-Dor. Pratica essa condenada pela Bíblia em Dt 18. 11-12: …nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR…

O que os teólogos das redes sociais identificaram foi a citação utilizada pelo pastor, referente ao livro do Professor e Acadêmico do Seminário Teológico de Dallas, nos Estados Unidos, Roy B. Zuck, falecido em 2013. A citação é do Livro Teologia do Antigo Testamento  publicado pela CPAD. No qual o teólogo Zuck diz:

"o oficio profético foi exercido até mesmo depois da morte, quando Saul encontrou-se com ele através da bruxa de En-Dor"(1SM 28)..."

Roy nasceu em 20 de janeiro de 1932 e foi criado em Phoenix, Arizona. Ele era bacharel em artes pela Universidade de Biola, na Califórnia, também obteve um doutorado em Teologia em Dallas em 1961.

Nesse trecho Roy deixa claro que entende que realmente alí estava o Profeta Samuel, o que bate arbitrariamente com os ensinos biblicos e as provas encontradas no texto.

A médium diz que viu Samuel, mas Saul não viu nada. “Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês?” (1Sm 28. 13). E tudo piora a partir de agora. [Considerando] que fosse Samuel quem falava pela médium, vemos que esse Samuel agia à parte de Deus, pois Deus havia desaprovado a conduta de Saul e não lhe respondia. O que mostra um equivoco de Roy. E mesmo sendo um livro muito usado por cristãos para fins de pesquisa existem controvérsias em alguns assuntos, e essa levou o Pastor Osiel Gomes a publicar em seu perfil no Facebook a explicação para o uso desse trecho do livro de Roy, escreveu Ele:



Queridos irmãos e irmãs, em relação a citação do livro de Zuck B.Roy, na página de número 140, a fiz simplesmente em relação aos ofícios proféticos de Samuel, jamais creio que Samuel reapareceu no caso da feiticeira, foi apenas uma citação em que mostrei outro ponto de vista. Obrigado. Pr. Osiel Gomes



Atualização:
O  que nós apuramos nesta segunda-feira,  junto ao Pastor Osiel,  confirmou o que já havíamos verificado no livro, que a citação do livro de Roy, apenas foi utilizada para confirmar o que era tratado no contexto, sobre a autenticidade do sacerdócio de Samuel, que realmente exercer o ofício de sacerdote mesmo não sendo da Tribo de Levi. Diversos escritores foram usados como exemplo, no entanto, apenas o texto de Roy foi exposto. Analisando ainda mais, verifica-se que, a parte inicial é que se torna relevante ao contexto, onde Roy diz que Samuel exerceu os três ofícios. Em resumo uma boa leitura do texto nos dá a luz do verdadeiro contexto exposto pelo pastor Osiel.

Nada tão alarmante mais foi questionado e respondido.

Um outro ponto também verificado foi o topico 1, da primeira lição que trás a afirmação:

Os livros de 1 e 2 Samuel formam uma narrativa de Israel, a partir de sua entrada em Canaã (XII a.C) até ao cativeiro na Babilónia (587-586 a.C)

"Um pequeno erro de edição na lição 01 da EBD. Os livros de 1 e 2 Samuel NÃO acompanham a entrada do povo em Canaã. Isso aconteceu em Josué. Por outro lado, o cativeiro só ocorre no final de 2 Reis. Fiquem atentos!" Comentou Daladier Lima, pastor Assembleiano da Convenção Abreu e Lima/PE, em seu perfil.

Em contrapartida o pastor Osiel publicou:

A paz do Senhor. Queridos irmãos e irmãs, sou grato a Deus pela vida de todos, em especial pela CPAD que me concedeu a oportunidade de escrever a segunda lição. Ao mencionar que 1 e 2 Samuel formam uma narrativa que trata da história de Israel desde a sua entrada em Canaã, na verdade não se trata de erro, visto que o objetivo principal foi tão somente querer dizer que esses dois livros de Samuel são o centro de um conjunto maior de narrativas que abrangem a história de Israel desde a entrada em Canaã, por isso usei o artigo indefinido uma. Portanto apeteçam-se da leitura do livro e que Deus abençoe a todos.

Hoje dia (07) o Pastor Osiel Gomes estará no Culto de Santa Ceia no Templo Central da Assembleia de Deus em Coroatá.