Um casal de catadores de lixo reciclável de uma cooperativa em Mato Grosso, estão realizando um sonho que para muitos é simples, mais para eles é muito valioso. Edmundo Gonsalves e Maria Petronília, conhecidos como Lampião e Maria Bonita, apesar dos nomes serem bem conhecidos na literatura brasileira o casal não entende nada sobre o assunto, na verdade eles estão aprendendo a ler, o casal que por muito tempo trabalhou catando lixo nos aterros acompanhados desse sonho, conta como é a vida e as dificuldades de não se saber ler, e ainda seus maiores desejos para quando dominarem a arte da leitura.
Conta Edmundo que muitas vezes pessoas os indicavam linhas de ônibus errado os fazendo tomar outra direção, já Maria diz que Quando vai a Igreja entregam folhetos com os louvores “mas a gente não sabe acompanhar na folha. Tá tudo escrito, mas a gente não sabe ler”.
Para Maria o seu maior sonho é ler a Bíblia, “Tenho fé em Deus que eu vou conseguir um dia”. Na cômoda dois exemplares da Bíblia a esperam ansiosamente, enquanto isso Maria comemora com muita alegria soletrando as letras do alfabeto.
As aulas do casal são assistidas num barracam da própria cooperativa, mesmo não estando matriculados, assistem diariamente as aulas, segundo eles a vida difícil na infância os arrancou o tão sonhado conhecimento, Edmundo começou a trabalhar aos 10 anos e Maria foi a roça aos 8.
*****
Então, você já leu a Bíblia hoje talvez nem passe na sua cabeça que o que você tem como algo simples outros tem como um sonho? Qual a sua opinião?

Fonte G1