Jesus venceu o diabo no deserto, venceu o mundo na cruz, mas no Getsêmani Ele travou sua maior batalha, a intensa luta contra a sua própria carne. No Getsêmani Jesus orou prostrado com o rosto em terra, com a alma agonizando até a morte e o corpo transpirando sangue. “HEMATIDROSE”.
Getsêmani é um jardim localizado no monte das Oliveiras no vale de cédrom. O nome Getsêmani significa: “lugar de azeite” ou “prensa de azeite” – Nesse local as azeitonas eram prensadas, amassadas e quanto mais esmagas melhor e mais valiosa se tornava a produção do puro azeite de oliva.
Jesus escolheu esse jardim para se prepara para o calvário e nesse local Cristo foi prensado, amassado, espremido e derramou pela primeira vez seu sangue precioso por meio de lagrimas e suor.
É interessante notar que estudiosos comentam que no Getsêmani se espremiam as azeitonas para se extrair cinco tipos diferentes de azeite (Óleo), a depender do nível e processo utilizado no prensado: Desses cinco tipos de azeite vamos extrair as lições espirituais fazendo um paralelo entre o sofrimento da azeitona para se torna azeite e o sofrimento de Jesus se preparando para morrer em nosso lugar.
1 – PRIMEIRO PROCESSO: O AZEITE TORNA-SE  EM PRODUTO ALIMENTAR:
Esse tipo de óleo é considerado como um alimento nutritivo: saboroso e saudável. Previne e combate doenças
Jesus é o alimento de nossa alma. Antes de subir ao Getsêmani Jesus celebra a ceia com seus discípulos se apresenta como o pão e o vinho. (Lc 22. 19 -20).
2 – SEGUNDO PROCESSO: O AZEITE TORNA-SE COMBUSTÍVEL PARA  ILUMINAÇÃO:
Esse tipo de óleo é considerado como combustível para a iluminação em lamparinas na antiguidade..
Jesus é a luz do mundo. (Jo 8.12).
3 –  TERCEIRO PROCESSO: O AZEITE TORNA-SE EM UNGUENTO:
Esse tipo de óleo é considerado como remédio para cicatrização dos ferimentos, combate bactérias, expele insetos.
Jesus é a nossa cura. Pelas suas feridas fomos sarados (Is 53.4-5).
4 –  QUARTO PROCESSO: O AZEITE TORNA-SE  EM ÓLEO DA UNÇÃO:
Esse tipo de óleo é considerado como revestimento do Espírito sobre nossa vida.
Jesus é o ungido de Deus para fazer o bem: (Is 61. 1-3).
5-   QUINTO PROCESSO: O AZEITE TORNA-SE EM BORRA DE SABÃO:
Esse tipo de óleo é considerado como um sabão utilizado para limpeza e remoção das sujeiras.
O sangue de Jesus nos limpa e purifica de todo o pecado. (I Jo 1.7/ Ap 7.13,14)
Conclusão: Jesus venceu no Getsêmani. Cristo não desistiu e tornou o lugar de assombração e pesadelo, em um lugar de:
I.     Getsêmani é lugar de decisão: Jesus decidiu vencer através da oração em comunhão com o pai. Orou três vezes. (Mt 26.44).
II.     Getsêmani é lugar de submissão: Jesus abdicou de seus momentâneos desejo e se entregou totalmente a vontade do pai.(Lc 22.42)
III.     Getsêmani é lugar de conforto: No jardim Jesus foi traído e abandonado pelos seus próprios discípulos que enfraqueceram na fé, mas nesse mesmo lugar Ele foi consolado e confortado por um anjo enviado pelo Deus que não desampara os seus. (Lc 22.43).